Podthesis é um canal de podcast criado com o objetivo em se constituir como uma ferramenta de divulgação científica de estudos oriundos de graduação e pós-graduação em qualquer área do conhecimento, produzidos por professores/profissionais de Educação Física. Tem como prioridade divulgar pesquisas realizadas no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande, expandido gradativamente o alcance para instituições de ensino superior e institutos federais localizados na região sul. Cada episódio do Podthesis conta com a presença de um(a) convidado(a) que trata sobre os objetivos, o desenvolvimento, os resultados, os impactos da pesquisa desenvolvido por ele(a). O formato do podcast é de um bate-papo entre entrevistador/convidado(a) através de uma linguagem compatível com um público não especializado, buscando um equilíbrio entre um tom informal, mas que mantenha a seriedade com que a ciência merece ser tratada.

Podthesis


Neste episódio, o Podthesis recebe a Profa. Thaís Mortola Dias. Licenciada e bacharela em Educação Física, ela abordou aspectos da dissertação de mestrado defendida em 2020 no PPG em Educação Física da ESEF/UFPel, intitulada: "Questões de gênero na Educação Física Escolar: um apanhado nas zonas distritais de Rio Grande/RS."


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Referências indicadas sobre o tema:

MORTOLA, Thais Dias. Questões de gênero na Educação Física Escolar: um apanhado nas zonas distritais de Rio Grande – RS. Orientador: Prof. Dr. Giovanni Felipe Ernst Frizzo. 2020 108f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-graduação em Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.

ARRUZZA, Cinzia; BHATTACHARYA, Tithi; FRASER, Nancy. Feminismo para os 99%: um manifesto. Boitempo Editorial, 2019.

TIBURI, Marcia. Feminismo em comum. Rio de Janeiro: Rosa dos tempos, 2018.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Boitempo Editorial, 2016.

SAFFIOTI, Heleieth. O poder do macho. São Paulo: Editora Moderna, 1987.

SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, patriarcado e violência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.

SANTOS, Vilma Canazart dos. Indícios de sentidos e significados de feminilidade e masculinidade em aulas de educação física. Motriz, Rio Claro, v.16, n.4, p.841-852, out./dez. 2010.

OLIVEIRA, Márcia, Aparecida de. Educação Física e equidade de gênero: perspectivas e possibilidades. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/771-4.pdf.

DORNELLES, Priscila Gomes; FRAGA, Alex Branco. Aula mista versus aula separada? Uma questão de gênero recorrente na educação física escolar. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física – ISSN 2175-8093 – Vol. 1, n. 1, p.141-156, Agosto/2009.

O professor de Educação Física e especialista em cardiometabolismo Peterson Furtado Figueira é o convidado do segundo episódio. Ele conversou conosco sobre o trabalho desenvolvido durante sua passagem na Residência Hospitalar com Atenção à Saúde Cardio-Metabólica do Adulto (RIHMAS) vinculada à Universidade Federal do Rio Grande (FURG), o qual foi intitulado “Treinamento Aeróbio Associado ao Treinamento Funcional em Mulheres com Diabetes Mellitus Tipo 2: relato de caso”.


Para mais episódios clique aqui Referências indicadas sobre o tema:
FIGUEIRA, Peterson Furtado. Treinamento aeróbio associado ao treinamento funcional em mulheres com Diabetes Mellitus tipo 2: relato de caso. (Trabalho de Conclusão de Residência), Residência Integrada Multiprofissional Hospitalar com Ênfase na Atenção à Saúde Cardiometabólica do Adulto, Universidade Federal do Rio Grande, 2020.
American Diabetes Association. Classification and Diagnosis of Diabetes: Standards of Medical Care in Diabetes. Diabetes Care, 2019.
Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) 2019-2020.. São Paulo:Clannad; 2017. Disponível em https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/DIRETRIZES-COMPLETA-2019-2020.pdf. Acesso em: 10 april. 2021.
Diretrizes do ACSM para os testes de esforço e sua prescrição / American College of Sports Medicine; tradução Dilza Balteiro Pereira de Campos. – 9. ed. – Rio de Janeiro: Guanabara, 2018.

O ep.3 recebe a professora de Educação Física Leontine Lima dos Santos para conversar sobre a tese de doutorado defendida em 2020 no PPG Educação Física da ESEF/UFPel, intitulada: "Processos formativos para além da BNCC: um estudo sobre as contribuições na prática pedagógica de professores de Educação Física". A destacar ainda que a professora atuou como Assessora Pedagógica da Educação Física na Secretaria de Município da Educação de Rio Grande entre 2013 e 2020.

 


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Referências sobre o tema:

SANTOS, Leontine Lima dos; MONTIEL, Fabiana Celente; AFONSO, Mariângela da Rosa. Processos de formação continuada: alinhando práticas e construindo saberes na Educação Física escolar. Revista Motrivivência, Florianópolis, v.33, n. 64, p. 1-24, mar. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/77032/45709.

SANTOS, Leontine Lima dos; MONTIEL, Fabiana Celente; AFONSO, Mariângela da Rosa. Navegando por diferentes rotas: implicações das políticas educacionais no processo formativo de professores. Submetido na Secção temática "POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: VISÃO INTERNA E EXTERNA DO AMBIENTE SOCIOEDUCACIONAL" da Revista Interfaces da Educação a ser publicado na edição de número 35 (maio/agosto 2021).

BAHIA, Cristiano de Sant Anna. Formação continuada em exercício de professores da Educação Física escolar: contribuições para a prática pedagógica. 2016. 194 f. Tese (doutorado) Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 2016.

NÓVOA, António. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000300402&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>.

ROSSI, Fernanda. Implicações da formação continuada na prática pedagógica do(a) professor(a) no âmbito da cultura corporal do movimento. 2013. 286 f. Tese (Doutorado) - Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Rio Claro: UNESP, 2013a.

ROSSI, Fernanda. A formação continuada sob análise do professor escolar. São Paulo: Editora Unesp, 2013b.

ROSSI, Fernanda; HUNGER, Dagmar. A formação continuada de professores: entre o “real” e o “ideal”. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 4, p. 821-1113, out./dez. 2012a. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/15564.

ROSSI, Fernanda; HUNGER, D. As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de educação física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.26, n.2, p. 323-38, abr./jun. 2012b. https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1807-55092012000200014&script=sci_abstract&tlng=pt .

SILVA, Elifas Levi; PACCA, Jesuina Lopes de Almeida. Algumas implicações do trabalho coletivo na formação continuada de professores. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.13, n.03, p. 31-49, set./dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-21172011000300031&script=sci_abstract&tlng=pt.

SILVA, Patrícia da Rosa Louzada da; MONTIEL, Fabiana Celente; ROSSETTO JÚNIOR, Adriano José; PINHEIRO, Eraldo dos Santos. Formação continuada de professores e a aplicação dos princípios pedagógicos do esporte educacional. Revista Humanidades e Inovação, v.7, n.10, p. 169-185, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2352. Acesso em: 20 de jun. 2020.

No episódio, a professora de Educação Física Jayne Santos Leite fala sobre os objetivos, os resultados e os impactos do estudo desenvolvido durante o mestrado em Saúde Pública na FURG em que tratou das "Barreiras percebidas à prática de atividade física por estudantes no ensino médio do sul do Brasil". Atualmente a convidada é doutoranda no PPG em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da UFRGS.

 

Referências sobre o tema:

LEITE, Jayne Santos. Barreiras percebidas à prática de atividade física por estudantes no ensino médio do sul do Brasil. Dissertação (Mestrado) PPG Saúde Pública, Universidade Federal do Rio Grande. https://ppgsp.furg.br/dissertacoes-e-teses/54-publicacoes-de-2019/365-12482dissertacao-jayne-santos-leite

Estudo dos Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA): resultados e potencialidade: https://www.scielosp.org/article/rsp/2016.v50suppl1/2s/pt/

ERICA: inatividade física no lazer em adolescentes brasileiros - https://www.scielo.br/pdf/rsp/v50s1/pt_0034-8910-rsp-S01518-87872016050006683.pdf

Estudo Saúde na Escola: https://saudenaescola.furg.br/

Health Behaviour in School-aged Children (HBSC) - https://www.euro.who.int/en/health-topics/Life-stages/child-and-adolescent-health/health-behaviour-in-school-aged-children-hbsc

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) - https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z-1/p/pesquisa-nacional-de-saude-do-escolar-pense

Youth Risk Behavior Surveillance System (YRBSS) - https://www.cdc.gov/healthyyouth/data/yrbs/index.htm

 

Neste episódio, o Podthesis recebeu a professora de Educação Física Rinelly Pazinato Dutra que falou sobre os desafios e as potencialidades de inserção da área a partir da experiência na Residência Multiprofissional em Saúde da Família da FURG. Atualmente a convidada cursa mestrado em Saúde Pública na mesma instituição e deixou algumas dicas de leitura que utilizou no trabalho de conclusão da residência. Confiram abaixo:


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Referências indicadas:

GOMES, Ivan Marcelo; FRAGA, Alex Branco; CARVALHO, Yara Maria de (Org.). Práticas Corporais no campo da saúde: Uma política em formação. Porto Alegre: Rede UNIDA, 1ª Edição, p. 135-162, 2015.

KNUTH, Alan Goularte; AREJANO, Ceres Braga; MARTINS, Sibele da Rocha (Org.). Trajetórias de composição do Sistema Único de Saúde pelas residências multiprofissionais em saúde. Rio Grande, RS: Editora da FURG, 218p., 2016.

LUZ, M.T. Educação física e saúde coletiva: papel estratégico da área e possibilidades quanto ao ensino na graduação e integração na rede de serviços públicos de saúde. In: FRAGA, Alex Branco; WACHS, Felipe (Org.). Educação física e saúde coletiva: políticas de formação e perspectivas de intervenção. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1ª Edição, 2007.

WACHS, Felipe (Org.). Educação física e saúde coletiva: políticas de formação e perspectivas de intervenção. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1ª Edição, 2007.

ROCHA, Júlia. Pacientes que curam: O cotidiano de uma Médica do SUS. 1ª Edição, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.

SILVA, Quelen Tanize Alves da. Residência multiprofissional em saúde: o estar-junto na formação dos residentes em saúde. 137 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2010.

WACHS, Felipe; ALMEIDA, Ueberson Ribeiro; BRANDÃO, Fabiana F. de Freitas (Org.). Educação Física e Saúde Coletiva: Cenários, experiências e artefatos culturais. Porto Alegre: Rede Unida, 2016.

O Podthesis conversou neste sexto episódio com a professora e doutora Raquel Silveira. Integrante da Coordenação do Centro de Ação Social, Cultural e Educacional-Odara; da Coordenação do Projeto LADAIA - Laboratório de Decolonialidade em Ações e Investigações Artísticas-no Centro de Artes-UFPel; do Movimento de Resistências UFPreta; e técnica de Assuntos Educacionais da UFPel; Raquel aborda a negritude, as atualizações do racismo e as resistências que partem de corpos negros contadores de histórias que ela se colocou a ouvir durante a construção de sua tese.


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"Trilha do episódio: https://youtu.be/wWjgsepyE8I"

Referências sobre o tema:

BENTO, Maria Aparecida Silva. Branqueamento e Branquitude no Brasil. In: BENTO, Maria Aparecida Silva; CARONE, Iray (Org). Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 25-58.

EVARISTO, Conceição. Olhos d`água. 1.ed. Rio de Janeiro: Pallas, Fundação Biblioteca Nacional, 2016.

EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. 2ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.

EVARISTO, Conceição. Becos da memória. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006.

FOUCAULT. Michel. Em Defesa da Sociedade: curso no Collége de France (1975-1976). Tradução de Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

GOMES, Nilma Lino. Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipos ou ressignificação cultural?. Revista Brasileira de Educação, nº 21, Set/Out/Nov/Dez., 2002.

GOMES, Nilma. Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra.  3.ed.rev.amp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação.  Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: Episódios de racismo cotidiano. Tradução Jess Oliveira, 2019.

MUNANGA, Kabengele. Racismo da desigualdade à intolerância. São Paulo em Perspectiva, 4(2):51-54, abr/junho, 1990.

SILVA, Petronilha. “Chegou a hora de darmos a luz a nós mesmas”: Situando-nos enquanto mulheres e negras. Cadernos CEDES, v. 19, n. 45, p. 7-23, jul. 1998.

CARNEIRO, Sueli Aparecida. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. (Tese de Doutorado), Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de São Paulo FEUSP, São Paulo, 2005.

No episódio 7 o PodThesis recebeu a professora de Educação Física Lory da Silveira Ribeiro que falou sobre sua dissertação "Juventudes contemporâneas em instituições de acolhimento: uma análise do Canal do Youtube Adoção Tardia", defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 

Trilha do episódio: https://youtu.be/wWjgsepyE8I"

 


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Referências sobre o tema:

AMADO, Jorge. Capitães de Areia. Rio de Janeiro: Record, 2003.

Canal do YouTube Adoção Tardia https://www.youtube.com/channel/UC9xxqlGS9pR4gtE1Mf39DTA

Documentário: Eu quero ir para casa. https://www.youtube.com/watch?v=aJ_a8MWEUlo .

Instagram Adoção Tardia https://www.instagram.com/adocaotardia/?hl=pt-br .

LEITÃO, Míriam. Flávia e o bolo de chocolate. Rio de Janeiro: Rocco, 2015.

RIBEIRO, Lory da Silveira. Juventudes contemporâneas em instituições de acolhimento: uma análise do Canal do Youtube Adoção Tardia. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande, 2020.

“Do governo dos vivos na sociedade de controle: produção e vigilância da saúde no Instagram”. Esse é o título da tese elaborada pela convidada do episódio 8 do Podthesis, a professora e doutora em Educação Física Angélica Teixeira da Silva Leitzke. Defendida em 2020 no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da ESEF/UFPel, o estudo coloca luz sobre as novas práticas que promovem verdades sobre o que venha a ser saúde e sua mercadorização a partir de hashtags utilizadas em uma rede social.

Trilha do episódio: https://youtu.be/wWjgsepyE8I"

 


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Referências sobre o tema:

DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: ________. Conversações: 1972-1990. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

________. Microfísica do Poder. 4 ed, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

LEITZKE, Angélica Teixeira da Silva; RIGO, Luiz Carlos. Sociedade de controle e redes sociais na internet: #saúde e #corpo no Instagram. Movimento, v. 26, e26062, 2020.

SOUZA, Joyce; AVELINO, Rodolfo; SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. A sociedade de Controle: manipulação e modulação nas redes digitais. São Paulo: Hedra, 2018.

No episódio 9 da série de entrevistas do Podthesis recebemos o professor e mestre em Educação Física Ítalo Fontoura Guimarães. Ele apresentou os dados e as reflexões originadas de um estudo de mestrado realizado na cidade de Pelotas/RS intitulado "Aspectos sociodemográficos, barreiras e motivações de ciclistas de uma cidade sul-brasileira: um estudo de métodos mistos", e que foi defendido na Escola Superior de Educação Física da UFPel em 2020. 

Trilha do episódio: https://youtu.be/wWjgsepyE8I

 


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Referências sobre o tema:

Bauman AE, Reis RS, Sallis JF, Wells JC, Loos RJF, Martin BW, et al. Physical Activity 2 Correlates of physical activity : why are some people physically active and others not ? Lancet. 2012;380(9838):258–271.

Brasil. A Política Nacional de Promoção da Saúde e a agenda da atividade física no contexto do SUS. Brasília. 2009;18(1):79–86.

Guimarães, Itálo F. et al. Aspectos sociodemográficos, barreiras e motivações de ciclistas de uma cidade sul-brasileira: um estudo de métodos mistos. Revista Ciências e Saúde Coletiva, abril de 2021.

Kienteka M, Fermino, R, Reis, R. Fatores individuais e ambientais associados com o uso de bicicleta por adultos : uma revisão sistemática Individual and environmental factors associated with bicycling by adults : a systematic review.

Tudor Hart J. the Inverse Care Law. Lancet. 1971;297(7696):405–412.

World Health Organization. The Sustainable Development Goals. Geneva 2017.

Você já deve ter ouvido falar de programas como Ciência sem Fronteiras ou Licenciaturas Internacionais (PLI), mas talvez pouco conheça as motivações, as barreiras e o que pensam os estudantes que participaram desses programas e tiveram a oportunidade de fazer mobilidade no exterior durante a graduação. Neste episódio, o professor, mestre e doutor José Ribeiro Bicca é entrevistado e fala sobre sua tese: "Experiências acadêmicas no exterior: as contribuições da mobilidade acadêmica internacional para a formação dos estudantes", um estudo que justamente ouviu e refletiu sobre o que estes estudantes tem a dizer.

 


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Trilha do episódio: https://youtu.be/wWjgsepyE8I

Referências sobre o tema:

RIBEIRO, J.A.B;  AFONSO, Mariângela da Rosa. Entre partidas e chegadas: as possibilidades da mobilidade acadêmica para a formação inicial em Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, UFSC, 2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

KNIGHT, Jane. Internacionalização da educação superior: conceitos, tendências e desafios. São Leopoldo: Oikos, 2020.

CUNHA, Maria Isabel da. Internacionalização de Democratização: Uma tensão na qualidade da educação superior? São Leopoldo: Oikos, 2016.

STALLIVIERI, Luciane. Internacionalização e intercâmbio: dimensões e perceptivas. Curitiba: Appris, 2017.

AKKARI, A. Internacionalização das políticas educacionais: transformações e desafios. Petrópolis: Vozes, 2011.

NEVES, Clarissa Eckert Bareta; BARBOSA, Maria Lígia de Oliveira. Internacionalização da Educação Superior no Brasil: avanços, obstáculos e desafios. Sociologias, Porto Alegre, ano 22, n.54, 2020.

FAGUNDES, Caterine; LUCE, Maria Beatriz; SILVEIRA, Paloma Dias. A qualidade da mobilidade de estudantes de graduação no "Ciências sem Fronteiras". Scielo Brasil, 2019.

Neste episódio conversamos com o Prof. Dr. Cezar Santolin que, em julho de 2021, defendeu sua tese intitulada "História do Cinema Mudo (1895-1927) no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. O tema faz parte da sua agenda de pesquisa já que no mestrado acabou estudando o nascimento da obesidade a partir da emergência do discurso patologizante. O conteúdo do episódio é fundamental para desnaturalizarmos e compreendermos os processos de medicalização e patologização de certos comportamentos e biotipos.

Trilha do episódio: https://youtu.be/wWjgsepyE8I"

 


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Canal destinado a divulgação dos resultados da tese de doutorado intitulada "História da obesidade no cinema mudo", de autoria de Cezar Barbosa Santolin, desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em Educação Física, da Escola Superior de Educação Física, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) https://www.youtube.com/channel/UC_JQQdG5RtZA7UnVbM6boPQ

Referências sobre o tema:

SANTOLIN, Cezar B. O nascimento da obesidade: emergência do discurso patologizante. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Pelotas, 2012. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/ppgef/files/2014/04/Cesar-Santolin.pdf.

VIGARELLO, Georges. As metamorfoses do gordo. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

 

Neste episódio, recebemos o mestre em Educação Física e treinador de ciclismo com ênfase em Mountain Bike, Gabriel Protzen. Além de sua experiência como atleta, comissário (árbitro) de ciclismo e diretor técnico de MTB da Federação Gaúcha de Ciclismo, Gabriel investiu recentemente em um estudo na linha de Desempenho e Metabolismo Humano no PPG Educação Física da ESEF/UFPel, onde defendeu a dissertação intitulada "Práticas de Treinos de Atletas Brasileiros de Mountain Bike Olímpico".

"Trilha do episódio: https://youtu.be/wWjgsepyE8I"


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Referências sobre o tema:

Inoue A, Sa Filho AS, Mello FC, Santos TM. Relationship between anaerobic cycling tests and mountain bike cross-country performance. J Strength Cond Res. Jun 2012;26(6):1589-93. doi:10.1519/JSC.0b013e318234eb89

Granier C, Abbiss CR, Aubry A, et al. Power Output and Pacing During International Cross-Country Mountain Bike Cycling. Int J Sports Physiol Perform. Oct 1 2018;13(9):1243-1249. doi:10.1123/ijspp.2017-0516

Impellizzeri FM, Marcora SM. The physiology of mountain biking. Sports Med. 2007;37(1):59-71. doi:10.2165/00007256-200737010-00005

Inoue A, Impellizzeri FM, Pires FO, Pompeu FA, Deslandes AC, Santos TM. Effects of Sprint versus High-Intensity Aerobic Interval Training on Cross-Country Mountain Biking Performance: A Randomized Controlled Trial. PLoS One. 2016;11(1):e0145298. doi:10.1371/journal.pone.0145298

No Ep. de nº 13, Christian Mackedanz fala a respeito da tese defendida no PPG em Educação Física da UFPel. São muitas as questões apresentadas por ele já que, em seu estudo, trabalhou em três frentes: uma primeira em que levantou temas presentes e ausentes sobre racismo a partir de uma revisão sistemática da literatura na Educação Física entre os anos de 2013 e 2016; a segunda que providenciou uma história documental sobre a Liga Esportiva Rio Branco entre 1926-1930 através dos Jornais Echos do Sul e Tagarela; e a terceira em que conversou com 6 ex-jogadores negros que narraram as formas de preconceito racial que sofreram ao longo da carreira no RS, alguns ainda como treinadores. 

"Trilha do episódio: https://youtu.be/wWjgsepyE8I"


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Referências sobre o tema:

ABRAHÃO, B. O. de L. O “preconceito de marca” e a ambiguidade do “racismo à brasileira” no futebol. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Gama Filho, 2010.

_________. O “racismo à brasileira” no futebol. In: GIGLIO, S. S.; PRONI, M. W. O futebol nas ciências humanas no Brasil. Campinas: Ed. da Unicamp, 2020.

FRAGA, G. W. “A derrota do Jeca” na imprensa brasileira: Nacionalismo, Civilização e Futebol na Copa do Mundo de 1950. Tese (Doutorado em História), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

MACKEDANZ, C. F.; RIGO, L. C. “Racismo à brasileira” no futebol rio-grandino: notas sobre a Liga Esportiva Rio Branco (1926-1930). Cadernos de História, Belo Horizonte, Dossiê do Esporte, 2021. No Prelo.

MACKEDANZ, C. F.; SILVA, D. V. da; RIGO, L. C. Liga de Futebol José do Patrocínio (1919–1936): Um símbolo de resistência ao preconceito racial no futebol pelotense. Projeto História, São Paulo, v. 70, pp. 235-260, jan./abr., 2021.

MASCARENHAS, G. Entradas e Bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2014.

PEREIRA, L. A. de M. Footballmania: uma história social do futebol no Rio de Janeiro (1902-1938). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Campinas, 1998.

SANTOS, J. A. dos. Liga da Canela Preta: a história do negro no futebol. Porto Alegre: Diadorim, 2018.

_________. “Canelas pretas” no fundão da américa: imprensa negra e futebol. In: GUAZELLI, C. A. B.; FRAGA, G. W.; STÉDILE, M. E. A.; QUINSANI, R. H. (Orgs.). À Sombra das Chuteiras Meridionais: uma história social do futebol (e outras coisas…). Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2021. pp. 108–126.

SANTOS, J. M. C. M. Revolução Vascaína: a profissionalização do futebol e inserção socioeconômica de negros e portugueses na cidade do Rio de Janeiro (1915-1934). Tese (Doutorado em História Econômica), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

TONINI, M. D. Além dos gramados: história oral de vida de negros no futebol brasileiro (1970–2010). Dissertação (Mestrado em História Social), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

_________. Dentro e fora de outros gramados: histórias orais de vida de futebolistas brasileiros negros no continente europeu. Tese (Doutorado em História), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

Neste episódio você terá o prazer de ouvir histórias sobre o basquete na cidade de Rio Grande, especialmente aquele que ocorreu na segunda metade do século XX. O nosso convidado foi o Prof. de Educação Física Mateus Trevisan França que contou um pouco sobre o trabalho intitulado "Processos de Constituição do Basquetebol na cidade do Rio Grande/RS (1960-1980): memórias clubísticas", fruto do mestrado em Educação Física na Universidade Federal do Paraná. Destaque para a forma como produziu e tratou as fontes do trabalho, a partir da oralidade de personagens diretamente envolvidos no processo investigado.

"Trilha do episódio: https://youtu.be/wWjgsepyE8I"

 


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Referências sobre o tema

Bosi, E.  Memória e sociedade: lembranças de velhos (3a ed.). São Paulo: Companhia das Letras. 1994

ELIAS, N. O processo civilizador: Formação do Estado e Civilização. Rio de Janeiro:

Jorge Zahar Ed., 1993, v. II.

ELIAS, N. Os alemães. A luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX. Organização de M. Schroeter. Tradução de A. Cabral. Revisão técnica de A. Daher. Rio de Janeiro, Zahar, 1997.

ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os Estabelecidos e os Outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.

FRANÇA, Mateus Trevisan; JÚNIOR, Wanderley Marchi. Fotografias do basquetebol na cidade do Rio Grande/RS: memórias esportivas. Pensar A Prática, v. 19, n. 3, 2016.

JACKSON, Phil; DELEHANTY, Hugh. Onze anéis: a alma do sucesso. Editora Rocco, 2014.

JACKSON, Phil; DELEHANTY, Hugh. Cestas sagradas: lições espirituais de um guerreiro das quadras. Rio de janeiro: Editora Rocco, 1997.

RIGO, Luiz Carlos. Memórias de um futebol de fronteira. 2001. 307 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

Neste episódio do Podthesis Entrevista, conversamos com a profissional de Educação Física e mestranda do PPG Ciências da Saúde (FURG) Juliana Quadros Santos Rocha. Formada em Bacharelado na ESEF/UFPel, possui uma série de especializações, a citar a Residência Integrada Multiprofissional Hospitalar com Ênfase na Atenção à Saúde Cardiometabólica do Adulto (FURG) em que produziu o estudo intitulado "Efeitos crônicos do exercício físico em parâmetros imunológicos e inflamatórios em pessoas com HIV/AIDS e doenças cardiometabólicas: revisão sistemática". Ela trouxe considerações interessantes sobre um temática emergente que trata das contribuições no uso de tratamento não medicamentoso, que é o caso do exercício físico, em população que vive com HIV/AIDS.

 


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Referências sobre o tema:

Pedro RE, Candido N, Guariglia DA, Melo BP, Bertolini DA, Peres SB, et al. Exercise improves cytokine profile in HIV-infected people: A randomized clinical trial. Cytokine [Internet]. n.99, p. 18-23,2017.

Diretrizes do ACSM para os Testes de Esforço e sua Prescrição. Deborah Riebe. 10ª edição. Editora Guanabara Koogan.

Imunologia Celular e Molecular. Abul K. Abbas, Andrew H. Lichtman, Shiv Pillai, Student Consult. 8ª EDIÇÃO.

O episódio 16 da série Podthesis Entrevista traz um bate-papo que tivemos com a Profa. de Educação Física Bárbara Coelho Nunes. Além de especialista em Saúde da Família, ela é mestra em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação da ESEF/UFPel onde desenvolveu a dissertação intitulada: “A atividade física no site Saúde Brasil do Ministério da Saúde: uma análise no período 2017-2020”. No ep. ela pôde trazer alguns apontamentos sobre esse estudo, sobretudo a ausência de consideração das desigualdades brasileiras para a prática de exercícios expostas nas publicações do site, como também a utilização de discursos simplistas sobre o movimento. 

 


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Trilha do Episódio: http://youtu.be/wWjgsepyE8l

Referências sobre o tema:

Abib LT; Gomes IM. A educação e o governamento dos corpos na atualidade: uma análise do “Movimento 21 dias por uma vida mais saudável”. Saúde e Sociedade 2019; v.28, n.4, p.229-242.

Crochemore-Silva I; Knuth AG; Mielke GI; Loch MR. Promoção de atividade física e as políticas públicas no combate às desigualdades: reflexões a partir da Lei dos Cuidados Inversos e Hipótese da Equidade Inversa. Cad Saúde Pública 2020; 36(6):e00155119.

Fraga AB. Exercício da Informação: governo dos corpos no mercado da vida ativa [tese] Rio Grande do Sul: Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2005.

Knuth AG; Antunes PC. Práticas corporais/atividades físicas demarcadas como privilégio e não escolha: análise à luz das desigualdades brasileiras. Saúde e Sociedade 2021; v.30, n.2, e200363.

Nogueira JA; Bosi ML. Saúde Coletiva e Educação Física: distanciamentos e interfaces. Cien Saude Colet 2017; 22(6):1913-1922.

Neste episódio conversamos com a mestra em Educação Clarice Janaína Oliveira Gonçalves sobre a recente dissertação defendida no PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) intitulada Escola Municipal de Educação Especial Maria Lucia Luzzardi: memórias da Associação à fundação em Rio Grande/RS. Ao longo de quase uma hora de conversa, a convidada pode narrar seus encontros com familiares e amigas da Prof. Maria Lucia Luzzardi, pioneira no atendimento de pessoas com autismo na cidade; e como sua trajetória pessoal e profissional inspirou a nomeação de uma escola especial que se mantém até os dias de hoje. 

 


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"Trilha do episódio: https://youtu.be/wWjgsepyE8I"

Referências sobre o tema:

FIGUEIRA, Emílio. Caminhando no Silêncio – Uma introdução à Trajetória das Pessoas com Deficiência na História do Brasil. São Paulo: Giz Editora, 2008.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. 5. ed. Campinas, SP: UNICAMP, 2003.

GONÇALVES, Clarice Janaína de Oliveira. Escola Municipal de Educação Especial Maria Lucia Luzzardi: memórias da Associação à fundação em Rio Grande/RS. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Rio Grande, 2021.

A Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (RBPAB) que trata-se de um periódico quadrimestral, publicado pela Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) e publica estudos vinculados à pesquisa (auto)biográfica em Educação. Link: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab.

O episódio 18 da Série Podthesis Entrevista traz uma conversa com o egresso do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande, o professor Charles Bandeira. Ele falou sobre o trabalho de conclusão de curso realizado em 2016 que tematizou a relação entre Educação Física e cinema através da análise da figura do coach-teacher. Curtiu o assunto? Bora escutar!

 


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Trilha do episódio: https://youtu.be/wWjgsepyE8I

Referências sobre o tema:

Boaz, y. (diretor). (2000). Remember the Titans [Filme]: Walt Disney Pictures.

Carter, T. (diretor). (2005). Coach Carter [Filme] EUA: Paramount Pictures.

DUARTE, Rosália. Cinema e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

ELLSWORTH, Elizabeth, (2001). Modos de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica. p. 7-76

FABRIS, Elí Henn. Cinema e Educação: um caminho metodológico. Revista Educação e Realidade. vol.33, n.1, jan./jun. 2008, p117-134

 

 

Salve, salve pessoal! O ep. 19 do Podthesis Entrevista traz a conversa que tivemos com a Profa. Juliana Arruda, mestre em Educação Física pela ESEF/UFPel, onde defendeu, no final de 2021, a dissertação intitulada: “Ginástica Artística no contexto extraclasse: um estudo sobre as trajetórias docentes”. Ao longo do episódio, a convidada aborda quais são os desafios enfrentados pelos treinadores, o que os fizeram chegar até esta posição e como eles lidam pedagogicamente com o ensino da GA. Bora escutar?

 


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"Trilha do episódio: https://youtu.be/wWjgsepyE8I"

Referências sobre o tema:

DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13ª ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2012.

 

Velhice e Biopolítica: gerenciamento de modos de vida na contemporaneidade. Esse é o título da dissertação defendida pela Jaira Picanço no início de 2022 no Programa de Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Na conversa, a convidada que é formada em Educação Física pela mesma universidade salientou que seu estudo problematizou os discursos legais e midiáticos que vem sendo produzidos para condução da vida das pessoas idosas, principalmente aquela economicamente ativa, e o quanto isso se acentuou durante a pandemia. 

 


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"Trilha do episódio: https://youtu.be/wWjgsepyE8I"

Referências sobre o tema: TÓTORA, Silvana. Apontamentos para uma ética do envelhecimento. Revista Kairós. São Paulo. v. 11, n. 1, p. 21-38, jun. 2008. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/kairos/article/view/2509. Acesso em: 16 set. 2020. TÓTORA, Silvana. Corpo, cuidado de si e envelhecimento, 2009. XXVII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. VIII Jornadas de Sociología de la Universidad de Buenos Aires. Asociación Latinoamericana de Sociología, Buenos Aires. Disponível em: https://cdsa.aacademica.org/000-062/2159.pdf. Acesso em 18 de ago 2021. TÓTORA, Silvana. Genealogia da velhice. Revista Ecopolítica, São Paulo. n. 6, p. 2-18, mai-ago, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/ecopolitica/article/view/16754. Acesso em: 16 set. 2020. DUARTE, Jaira; HENNING, Paula. Estratégias biopolíticas de gerenciamento da velhice na atualidade: educando através da mídia. Revista Cocar, v. 15, n. 33, p. 1-18, 2021. https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/issue/view/177. Acesso em 17 mar. 2022.

O episódio inaugural da 2ª temporada do Podthesis traz uma entrevista com professora de Educação Física e doutora em Educação em Ciências pelo PPGEC/FURG, Juliana Cotting Teixeira. Ela conversou com a nossa equipe sobre a prática do skate em Rio Grande/RS tendo como base a sua dissertação de mestrado que leva o título do episódio. Além disso, o tema mostra-se atual pela inserção dessa prática ao programa olímpico, o que tensiona com suas origens junto com o movimento punk.


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Referências sobre o tema:

Vida sobre Rodas. Dirigido por Daniel Baccaro. Produção de Goma Filmes. Distribuição de Buena Vista International, 2010.

Dogtown and Z-boys: Onde tudo começou.Dirigido por Stacy Peralta. Produção de Agi Orsi.Distribuição de Sony Pictures Classics/Imagem Filmes,2001. BRANDÃO, L.

Entre a marginalização e a esportivização: Elementos para uma história da juventude skatista no Brasil. Revista de História de Esporte, volume 1, número 2,p. 1-24, dezembro de 2008.

FIGUEIRA, Márcia Luiza Machado. Skate para Meninas: modos de se fazer ver em um esporte em construção. 2008. 247 p. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano), Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

FOUCAULT, M. Segurança, Território e População: curso no Collége de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008.

GRAEFF, Billy. Estilo devida e trajetórias sociais de skatistas: da "vizinhança" ao "corre". 2006. 166 f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

HONORATO, Tony. Identidade assinada no pé. In: 1º ENCONTRO DA ALESDE “Esporte na América Latina: atualidade e perspectivas”. 2008. Curitiba.

SOARES, C. L.; BRANDÃO, L. VOGA ESPORTIVA E ARTIMANHAS DO CORPO. Movimento, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 11–26, 2012. DOI: 10.22456/1982-8918.26466. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/26466. Acesso em: 21 abr. 2022. TEIXEIRA, J. C.; SILVA, M. R. S. da. SKATISTAS “CORRENDO PELO CERTO” : NORMALIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES NA CONTEMPORANEIDADE. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 559–574, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.68891. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/68891. Acesso em: 21 abr. 2022.

Neste episódio, o professor de Educação Física e pós-graduado em Residência Hospitalar, Bruno Pedrini Almeida, fala dos achados de seu trabalho de conclusão de residência defendido no 1º semestre de 2022, o qual tratou das condições de saúde de pacientes idosos com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) no contexto da Pandemia COVID-19.

 


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Referências sobre o tema:

Relatório GOLD: Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease. Global Strategy for the Diagnosis, Management and Prevention of Chronic Obstructive Pulmonary Disease. 2021.