No Ep. de nº 13, Christian Mackedanz fala a respeito da tese defendida no PPG em Educação Física da UFPel. São muitas as questões apresentadas por ele já que, em seu estudo, trabalhou em três frentes: uma primeira em que levantou temas presentes e ausentes sobre racismo a partir de uma revisão sistemática da literatura na Educação Física entre os anos de 2013 e 2016; a segunda que providenciou uma história documental sobre a Liga Esportiva Rio Branco entre 1926-1930 através dos Jornais Echos do Sul e Tagarela; e a terceira em que conversou com 6 ex-jogadores negros que narraram as formas de preconceito racial que sofreram ao longo da carreira no RS, alguns ainda como treinadores.
"Trilha do episódio: https://youtu.be/wWjgsepyE8I"
Para mais episódios clique aqui
Referências sobre o tema:
ABRAHÃO, B. O. de L. O “preconceito de marca” e a ambiguidade do “racismo à brasileira” no futebol. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Gama Filho, 2010.
_________. O “racismo à brasileira” no futebol. In: GIGLIO, S. S.; PRONI, M. W. O futebol nas ciências humanas no Brasil. Campinas: Ed. da Unicamp, 2020.
FRAGA, G. W. “A derrota do Jeca” na imprensa brasileira: Nacionalismo, Civilização e Futebol na Copa do Mundo de 1950. Tese (Doutorado em História), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
MACKEDANZ, C. F.; RIGO, L. C. “Racismo à brasileira” no futebol rio-grandino: notas sobre a Liga Esportiva Rio Branco (1926-1930). Cadernos de História, Belo Horizonte, Dossiê do Esporte, 2021. No Prelo.
MACKEDANZ, C. F.; SILVA, D. V. da; RIGO, L. C. Liga de Futebol José do Patrocínio (1919–1936): Um símbolo de resistência ao preconceito racial no futebol pelotense. Projeto História, São Paulo, v. 70, pp. 235-260, jan./abr., 2021.
MASCARENHAS, G. Entradas e Bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2014.
PEREIRA, L. A. de M. Footballmania: uma história social do futebol no Rio de Janeiro (1902-1938). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Campinas, 1998.
SANTOS, J. A. dos. Liga da Canela Preta: a história do negro no futebol. Porto Alegre: Diadorim, 2018.
_________. “Canelas pretas” no fundão da américa: imprensa negra e futebol. In: GUAZELLI, C. A. B.; FRAGA, G. W.; STÉDILE, M. E. A.; QUINSANI, R. H. (Orgs.). À Sombra das Chuteiras Meridionais: uma história social do futebol (e outras coisas…). Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2021. pp. 108–126.
SANTOS, J. M. C. M. Revolução Vascaína: a profissionalização do futebol e inserção socioeconômica de negros e portugueses na cidade do Rio de Janeiro (1915-1934). Tese (Doutorado em História Econômica), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
TONINI, M. D. Além dos gramados: história oral de vida de negros no futebol brasileiro (1970–2010). Dissertação (Mestrado em História Social), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
_________. Dentro e fora de outros gramados: histórias orais de vida de futebolistas brasileiros negros no continente europeu. Tese (Doutorado em História), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.