Você já deve ter ouvido falar de programas como Ciência sem Fronteiras ou Licenciaturas Internacionais (PLI), mas talvez pouco conheça as motivações, as barreiras e o que pensam os estudantes que participaram desses programas e tiveram a oportunidade de fazer mobilidade no exterior durante a graduação. Neste episódio, o professor, mestre e doutor José Ribeiro Bicca é entrevistado e fala sobre sua tese: "Experiências acadêmicas no exterior: as contribuições da mobilidade acadêmica internacional para a formação dos estudantes", um estudo que justamente ouviu e refletiu sobre o que estes estudantes tem a dizer.
Para mais episódios clique aqui
Trilha do episódio: https://youtu.be/wWjgsepyE8I
Referências sobre o tema:
RIBEIRO, J.A.B; AFONSO, Mariângela da Rosa. Entre partidas e chegadas: as possibilidades da mobilidade acadêmica para a formação inicial em Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, UFSC, 2021.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
KNIGHT, Jane. Internacionalização da educação superior: conceitos, tendências e desafios. São Leopoldo: Oikos, 2020.
CUNHA, Maria Isabel da. Internacionalização de Democratização: Uma tensão na qualidade da educação superior? São Leopoldo: Oikos, 2016.
STALLIVIERI, Luciane. Internacionalização e intercâmbio: dimensões e perceptivas. Curitiba: Appris, 2017.
AKKARI, A. Internacionalização das políticas educacionais: transformações e desafios. Petrópolis: Vozes, 2011.
NEVES, Clarissa Eckert Bareta; BARBOSA, Maria Lígia de Oliveira. Internacionalização da Educação Superior no Brasil: avanços, obstáculos e desafios. Sociologias, Porto Alegre, ano 22, n.54, 2020.
FAGUNDES, Caterine; LUCE, Maria Beatriz; SILVEIRA, Paloma Dias. A qualidade da mobilidade de estudantes de graduação no "Ciências sem Fronteiras". Scielo Brasil, 2019.