“Do governo dos vivos na sociedade de controle: produção e vigilância da saúde no Instagram”. Esse é o título da tese elaborada pela convidada do episódio 8 do Podthesis, a professora e doutora em Educação Física Angélica Teixeira da Silva Leitzke. Defendida em 2020 no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da ESEF/UFPel, o estudo coloca luz sobre as novas práticas que promovem verdades sobre o que venha a ser saúde e sua mercadorização a partir de hashtags utilizadas em uma rede social.
Trilha do episódio: https://youtu.be/wWjgsepyE8I"
Para mais episódios clique aqui
Referências sobre o tema:
DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: ________. Conversações: 1972-1990. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
________. Microfísica do Poder. 4 ed, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
LEITZKE, Angélica Teixeira da Silva; RIGO, Luiz Carlos. Sociedade de controle e redes sociais na internet: #saúde e #corpo no Instagram. Movimento, v. 26, e26062, 2020.
SOUZA, Joyce; AVELINO, Rodolfo; SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. A sociedade de Controle: manipulação e modulação nas redes digitais. São Paulo: Hedra, 2018.