O Podthesis conversou neste sexto episódio com a professora e doutora Raquel Silveira. Integrante da Coordenação do Centro de Ação Social, Cultural e Educacional-Odara; da Coordenação do Projeto LADAIA - Laboratório de Decolonialidade em Ações e Investigações Artísticas-no Centro de Artes-UFPel; do Movimento de Resistências UFPreta; e técnica de Assuntos Educacionais da UFPel; Raquel aborda a negritude, as atualizações do racismo e as resistências que partem de corpos negros contadores de histórias que ela se colocou a ouvir durante a construção de sua tese.


Para mais episódios clique aqui

"Trilha do episódio: https://youtu.be/wWjgsepyE8I"

Referências sobre o tema:

BENTO, Maria Aparecida Silva. Branqueamento e Branquitude no Brasil. In: BENTO, Maria Aparecida Silva; CARONE, Iray (Org). Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 25-58.

EVARISTO, Conceição. Olhos d`água. 1.ed. Rio de Janeiro: Pallas, Fundação Biblioteca Nacional, 2016.

EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. 2ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.

EVARISTO, Conceição. Becos da memória. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006.

FOUCAULT. Michel. Em Defesa da Sociedade: curso no Collége de France (1975-1976). Tradução de Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

GOMES, Nilma Lino. Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipos ou ressignificação cultural?. Revista Brasileira de Educação, nº 21, Set/Out/Nov/Dez., 2002.

GOMES, Nilma. Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra.  3.ed.rev.amp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação.  Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: Episódios de racismo cotidiano. Tradução Jess Oliveira, 2019.

MUNANGA, Kabengele. Racismo da desigualdade à intolerância. São Paulo em Perspectiva, 4(2):51-54, abr/junho, 1990.

SILVA, Petronilha. “Chegou a hora de darmos a luz a nós mesmas”: Situando-nos enquanto mulheres e negras. Cadernos CEDES, v. 19, n. 45, p. 7-23, jul. 1998.

CARNEIRO, Sueli Aparecida. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. (Tese de Doutorado), Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de São Paulo FEUSP, São Paulo, 2005.